1 Você costuma ler a Bíblia todos os dias?
2 Você possui uma rotina diária de oração?
3 Você serve ativamente em alguma igreja local?
4 Você está sujeito a uma liderança cristã saudável?
Por quê?
Esses quatro exemplos fazem parte do que comumente chamamos de “disciplinas espirituais”, ou como registrado no catecismo maior de Westminster – “meios de graça” (media gratia). Meios de graça são comportamentos inspirados nas ordenanças bíblicas que fomentam o crescimento espiritual. Outros exemplos de meios de graça são: adoração, jejum, batismo, ceia, evangelismo etc.
Obviamente, não são essas ações em si que fortalecem a vida espiritual do indivíduo, mas o agir do Espírito Santo em nossas vidas. Não praticamos os meios de graça porque somos autossuficientes, mas por causa do sacrifício de Jesus na cruz e da ação do Santo Espírito de Deus.
Ao longo da minha jornada cristã tenho observado que deixar de meditar na Palavra de Deus, ser displicente quanto à oração, parar de congregar, e viver como um anarquista espiritual são os primeiros sinais de alerta para um cristão.
Funciona assim, de repente, o irmão (ã), começa a faltar aos cultos. Começa a ignorar ligações e mensagens de texto. Depois, se aparecer novamente no culto, já é possível perceber um semblante diferente. Na verdade, a comunhão com Deus no lugar secreto já deixou de existir. Se não houver arrependimento, o próximo passo é um mergulho na realização dos desejos da carne, visto que os meios de fortalecimento espiritual foram ignorados:
1 Ler a Bíblia diariamente
“Pelo contrário, o prazer deles está na lei do SENHOR, e nessa lei eles meditam dia e noite”. Salmos 1.2
2 Cultivar uma rotina diária de oração
“Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus”. Efésios 6.18
3 Servir ativamente em alguma igreja local
“Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia está chegando”. Hebreus 10.25
4 Obedecer a uma liderança cristã saudável
“Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus”. Hebreus 13.17
Se você se afastou dos caminhos de Deus e depois dessa leitura decidiu se RECONECTAR com Jesus Cristo? Ore assim nesse momento:
“Pai amado, eu te peço perdão por ter me afastado de Ti e ignorado o teu sacrifício na cruz. Perdoa-me e me aceite de volta como filho amado. Em nome de Jesus Cristo eu te peço. Amém”.
Procure hoje mesmo uma igreja alinhada com as verdades bíblicas e converse com o pastor sobre sua decisão de voltar para Jesus Cristo.
E você que está em pé, reflita sobre isso. Fique alerta.
“Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair. As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar”. 1 Coríntios 10:12-13.
Você deseja se fortalecer no conhecimento da Palavra de Deus? Saiba que tudo começa com a vida devocional diária (leitura bíblica e oração). Saiba mais sobre o assunto clicando na imagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário